COMUNICADO IMPORTANTE



Tenho visitado todos os blogs linkados na postagem matriz das blogagens coletivas, porém estou com problemas para comentar nos blogs que só aceitam comentários com perfil do G+ .

sábado, 18 de fevereiro de 2017

Discernimento


Hoje trago minha gratidão pela capacidade de saber utilizar o  discernimento em minha vida. Todos os seres ditos normais possuem condições físicas e psicológicas para discernir, ou seja, distinguir com clareza, diferenciar, perceber os limites entre o bem e o mal. Muitas vezes demoramos um pouco a colocar em funcionamento essa nossa capacidade de escolha, não é?

Por que escolhi esse tema dentre tantos outros que ocorreram durante a semana? Pela gravidade moral (no meu ponto de vista) de certas coisas que encontramos quando nos dispomos a navegar por territórios desconhecidos onde há lobos vestidos com pele de cordeiro.

Diz o ditado que "quem vê cara não vê coração". Bom, vou relatar aqui o que ocorreu comigo essa semana na blogosfera, com um pouco de ressentimento sim, mas expondo os fatos de forma a me aliviar um pouco do sentimento de decepção e também para chamar a atenção dos amigos leitores para práticas perversas utilizaas por alguns blogueiros, como a que vou relatar.

Quem acompanha o meu Blog da Anabela Jardim sabe que após uma longa pausa com o blog, retornei em dezembro de 2106 e desde então tenho procurado postar com mais frequência. Faz parte do processo de reativação e manutenção do blog a interação com visitas e comentários em outros blogs que podem ser de seguidores ou não.

Há um tempo atrás fui apresentada por uma colega de trabalho a um blog que prioriza postagens que tem por objetivo elevar a autoestima e o autoconhecimento. Comecei a gostar dos textos lá publicados que, embora não sejam de autoria de quem assina a postagem, são muito bem escolhidos e sempre acompanhados dos devidos créditos e imagens belíssimas.

Aconteceu que com o meu retorno à blogosfera, decidi me tornar seguidora desse blog e por várias semanas passei por lá diariamente e sempre deixava um comentário que ficava por ser moderado e publicado posteriormente. Um dia desses, resolvi passar por lá e conferir se algum dos meus comentários tinham sido publicados e nada vi.

Comecei a analisar o blog e vi que dos quase três mil seguidores poucos comentavam as postagens ... Isso me incomodou porque a qualidade visual e os textos são bons. Por que ninguém comenta? Pensava e questionava se não seria mesmo a decadência dos blogs ...

Resolvi comentar de novo, só que o texto que comentei naquela dia era um texto muito bem escrito, porém, a tese expressa naquelas palavras era algo que eu não concordava e, foi justamente assim o meu comentário, expondo logico os motivos que me levavam a discordar.

Para minha surpresa, em algumas horas recebi um email avisando que haviam postado uma resposta ao meu comentário. Corri pra ver e tamanho foi o meu susto com a resposta que lá encontrei. Foi do tipo, o que está escrito no blog não é para ser contestado!!! Claro que em forma de testamento querendo comprovar por A+B que eu sou a errada na história.

Gente! Quem se dispõe a escrever ou tornar público ideias com as quais comunga, tem que estar aberto à toda espécie de crítica, exceto as ofensas. Não entendi ou até entendi demais qual é a desse blog ... 

Então esse é o motivo da minha gratidão. Ter percebido que ali vou encontrar apenas a reprodução organizada de ideias e não um espaço para o diálogo. Os seguidores lá são apenas números e a reciproca nas visitações não é verdadeira. Aliás no meu caso nem houve reciprocidade, afinal quem visitava, quem seguiu e comentava era apenas eu.

Resultado do discernimento provocado pela indiferença: perdeu uma seguidora e fiel visitante diária daquele espaço. Uma seguidora e visitante pode parecer pouco, mas quem erra uma vez tem grande chance de seguir errando e ter um fim pouco desejado. 

O que penso desse blog agora: uma mera tentativa de fonte de renda, de obter sucesso da pior forma que existe ... brincando com o sentimento daquele que está do outro lado da tela.

Se você chegou até aqui, deve estar curioso para saber o nome do blog não é? Digo que não vale a pena quebrar a ética revelando o lobo mau aqui. Mas comece a observar melhor a quem você segue ou visita.

Para ver outros depoimentos sobre gartidão passa lá no blo da Elaine 

Beijos e até breve!

16 comentários:

  1. Fiquei curiosa! E, realmente quem tem um blogue exposto deve aceitar todas as criticas, sendo elas construtivas ou não. Existem blogues que realmente é só para ganharem com eles.Enfim

    Beijo. Bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  2. Nooooossa, cada uma que acontece. Fica o recado: discernimento é preciso sempre na vida,. escolhas pensadas...bjs, chica

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, querida Anabela!
    Um bom discernimento é a alma do bem viver... é preciso oração, atentar para pistas e resistências possíveis...
    Gostei muito da sua postagem pois vem dentro do que também invisto...
    Sempre tenho visto blogs com milhões de seguidores e com poucos comentários... Prefiro os assíduos e amigos a quem também dou muito valor, como vc...
    Agradeço quem vem por amor... gratuitamente... ser obrigada seria chato e assim a gente vê quem gosta, de fato, do nosso blog e quem finge...
    Uma abençoada nova semana!
    Bjm muito fraterno

    ResponderExcluir
  4. Olá Anabela!
    Gostei demais do seu post. Aqui deixo o meu ponto de vista. E meu ponto de vista não é regra. Acredito eu, que já se foi o tempo em que as pessoas, não todas é claro, respeitavam o ponto de vista das outras e já se foi o tempo em que as pessoas visitavam os blogs por amor, por amizade e tudo mais.Hoje em dia parece que até isso está mudando. Parece que os valores estão sendo substituidos pela ganancia do dinheiro. Tem blogs que fujo deles como o diabo foge da cruz,. São aqueles que são um verdadeiro samba de propagandas que saem pelas laterais, no cabeçalho e no rodapé e ainda por cima gruda uma mensagem lá em cima perdindo a permissão de não sei o quê, que chegam até a assustar a gente. Conteudo que é bom, nem dá pra gente lê. Deus me livre de visitar esses blogs ou sites. Quanto a esse aí, que impede o cidadão de usar o seu livre direito de se expressar, essa é nova. Perdeu. Porque hoje em dia a maioria das pessoas só querem curtir ou descurtir usando o simbolo. Dou nota mil a você por não querer visitar mais esse e tambem pela ética de não divulgar o proibidor. Concluido, discernimento não é pra qualquer um e você soube usar seu com sabedoria.
    Grande abraço!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Anabela,

    Gostei muito de seu desabafo, e, ainda mais da sua ética.
    A Elaine e outras blogueiras sempre nos alertam sobre essas coisas.
    Foi bom você trazer esse assunto aqui. Como estou voltando aos poucos, preciso saber onde estou pisando. Não é mesmo?
    Obrigada por compartilhar esse assunto. Abraços

    ResponderExcluir
  6. Oi Anabela!
    O discernimento nos é válido para todas as situações da vida e voc~e soube usá-lo sabiamente.
    Fiquei 7anos afastada da blogosfera e retornei a pouco tempo, notei que muita coisa mudou, porém não nos pode ser vetado o direito de nos expressar, lamentável!
    Parabéns por sua postura.
    Bjooo querida...

    https://devaneiosdocotidianoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Anabela, bonita participação com a gratidão! É mesmo preciso ter discernimento em todas as áreas da nossa vida... Vivendo e aprendendo!
    Um abraço e boa semana...

    ResponderExcluir
  8. Amei sua participação, Anabela. Sábias palavras!
    O importante nesta vida é aprender e nós aprendemos não só com nossos erros, mas até com os erros dos outros. Sempre tenho em mim que, de cada situação, mesmo as negativas, tiramos algo de valioso para nossa vida.
    Beijos e uma abençoada semana para você.

    ResponderExcluir
  9. Eita! Ter gente para tudo nesse mundo! Que o discernimento nos salve desses lobos!
    Beijo
    www.acasadaritablog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eita! Ter gente para tudo nesse mundo! Que o discernimento nos salve desses lobos!
    Beijo
    www.acasadaritablog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. OI Anabela, realmente uma decepção com este blog que não aceita opiniões diferentes. O discernimento é importante para não termos ações como deste blog e podermos nos afastar do que não nos faz bem.


    Eu também estu na BC esta semana com o post Uma verdadeira festa
    beijos
    Chris

    ResponderExcluir
  12. Querida Anabela.
    Sinto muito pelo ocorrido, mas sei que esta não é uma situação particular desta blogueira.
    A monetarização dos blogs levou muitas pessoas à caça ao tesouro, mesmo que para isto tenha que tornar seus blogs espaços de ctrlc+crtlv e desconsideração aos leitores. Este fato fez com que eu reduzisse em muito os tutoriais que produzia e publicava de forma bem ilustrada, quase que semanalmente. Tudo me exigia grande dedicação e tempo para ter o prazer de compartilhar ideias e sugestões de supraciclagem com pessoas interessadas neste assunto.
    Mas passei a sofrer com alguns desrespeitos: fotos copiadas e publicadas com a marca do blog apagada. Tutoriais inteiramente publicados sem crédito e gente dando "consultoria" sobre a peça copiada, como se tivessem pelo menos tentado confeccionar uma similar... Fui ficando cada vez mais desmotivada. Passei a publicar apenas as peças prontas com uma descrição do passo a passo para manter-me respeitosa aos leitores que se interessam pelo processo e pelos materiais utilizados. Mas entendo sua decepção e posso perceber o quanto vc se entristeceu, já que é uma pessoa sempre muito atenciosa em suas visitas e comentários tão pertinentes e gentis.
    Mas sinta-se acolhida e apoiada em sua atitude e receba meu abraço e minha admiração. Até breve.

    ResponderExcluir
  13. Anabela:
    Discernimento é tudo.
    Uma semana iluminada.
    bj

    ResponderExcluir
  14. Esta é uma das mais belas faculdades do ser Anabela e esta experiencia vivida mal sucedida é bem mais comum na blogosfera. Por isso que gosto de dizer que temos uma grande família e nesta família há cumplicidade e reciprocidade. O comercio nas redes geram estes perfis em busca do faturamento ou outra vantagem. Infelizmente de boas intenções às vezes nos esbarramos nestes espaços.
    Meu terno abraço mineiro.

    ResponderExcluir
  15. Anabela, não fique triste por isso, não dê importância. O mundo dos blogs é só um reflexo do mundo aí de fora, corrupção por todos os lados. Já passei por cada uma que nem te conto rsrs

    Deixa pra lá. Segue o seu caminho.

    beijossssss

    ResponderExcluir
  16. Anabela, sinto muito pelo ocorrido! Discernimento hoje em dia é imprescindível para nossa vivência, no dia a dia! Ótima semana! <3

    ResponderExcluir