COMUNICADO IMPORTANTE



Tenho visitado todos os blogs linkados na postagem matriz das blogagens coletivas, porém estou com problemas para comentar nos blogs que só aceitam comentários com perfil do G+ .

domingo, 7 de abril de 2013

Mamãe tá de olho no consumismo

saiba mais



LIQUIDAÇÃO! LIQUIDAÇÃO! LIQUIDAÇÃO!

   Palavra mágica? Tentação? Sedução? Ou motivo de realização?
Se você não se enquadrou nesse questionamento, parabéns! São poucos os que encaram com naturalidade as promoções comerciais e conseguem comprar apenas o que e quando precisa.
   Infelizmente, para a maioria das pessoas, sobretudo nós mulheres, a palavra liquidação tem um som de "agora eu posso ter", ter o que necessito e o que nem  em sonho imaginou comprar. Triste...
   Não sou diferente, e portanto não vou redigir um texto falando do que não consigo evitar: compras!!! Tenho crises, que posso chamar de uma pré-compulsão, para ser modesta viu!? Meu fraco são sapatos, bolsas, batons e roupas. Já cheguei a comprar até para quando eu precisar, quando me servir, quando eu tiver uma festa, e assim segue longa a lista de justificativas...
   Bom, o nosso papo é de mãe. Mãe não pode dar mal exemplos. Portanto, como a maioria faz, tento me controlar e não ser compulsiva na presença dos menores. Mas o problema é que eles (assim como nós), nasceram(os) depois que inventaram o consumismo e, naturalmente tendem(os) a consumir.
   Já presenciaram uma criança fazendo pirraça num supermercado ou loja de departamentos diante da negativa de um adulto em comprar algo que ela viu e desejou ter? Gritos, choradeira e muitooooo nervosismo de ambas as partes.
   Temos que procurar fazer as crianças e adolescentes entenderem que comprar é preciso, mas com disciplina e somente por necessidade. Quem sabe assim, possam no futuro, conseguirem se segurar diante da arma mais potente que o mundo comercial possui: a propaganda!
   A propaganda leva até o mais miserável dos seres a parar diante de uma vitrine. Para alcançar o objeto de desejo muitos trilham por caminhos inimagináveis...
    O importante hoje é, educar os menores para conviverem da forma mais realista possível dentro dos limites da sociedade de consumo, mostrando a eles que consumir é possível e necessário, mas é importante também ter limites para não cair no vício da compulsão por compras e também no mundo dos endividados...
............................................................................................................

Comprar, comprar e comprar
Gastos compulsivos podem ser uma doença
que afeta entre 2% e 8% das pessoas.
De cada cinco pacientes, quatro são mulheres

Gisela Sekeff


5 comentários:

  1. Amei o texto, bem sincero e reflexivo. Muito bom ver que não sou a única mãe a passar por esses dilemas. Foi ótimo ver sua opinião.
    Obrigada pela participação na blogagem coletiva! Fiquei muito feliz ao ver seu post participando.
    Já vá se programando pra participar da próxima edição, dia 12 de maio, com o tema “TELEVISÃO, COMPUTADOR e VIDEO GAME”. Vou contar com a sua participação, tenho certeza que você tem uma ótima opinião sobre esse assunto também. Vamos continuar trocando idéias, buscando o melhor para a educação dos nossos filhos!
    Beijos!

    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir
  2. Ei Anabela!

    Ah, minha sobrinha já deu muitos pitis em supermercados sim!
    Comprar pra quando servir, ótimo, rs.

    Então, eu acho que temos que tentar educar nossos filhos da melhor maneira, tentar ensinar que tudo precisa de moderação.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Anabela
    Que bom que vc tenta se controlar na frente das crianças, espero que vc tenha sucesso nos ensinamentos sobre o limite do consumo.

    Tri-beijos Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu já fui assim como vc, Adorava comprar tudo que via pela frente até me dar conta que estava fazendo comigo e com meus filhos.
    Um bom passo já demos a sinceridade de expressar o que passamos. Valeu a experiência hj somente o necessário e chega de estravagância.
    Bju
    Toninha

    ResponderExcluir
  5. Olá, querida Anabela
    Vou lhe confessar que aproveito muita liquidação... vou lhe explicar: quando desejo comprar algo necessário, vou mais pela promoção daquilo que eu busco... não faço questão de coisas caras ou de marcas mas que se encaixem no meu estilo pessoal e podem ser até baratas desde que eu goste...
    Agora, comprar por comprar, nunca!!! Vc tem toda razão ao nos expor as armadilhas da 'dita cuja'... rs...
    Bjm de paz e bem

    ResponderExcluir