COMUNICADO IMPORTANTE



Tenho visitado todos os blogs linkados na postagem matriz das blogagens coletivas, porém estou com problemas para comentar nos blogs que só aceitam comentários com perfil do G+ .

terça-feira, 6 de setembro de 2011

“Pela vida grita a Terra… Por direitos, todos nós!”


Essa postagem faz parte da  tentativa que fiz de organizar uma blogagem coletiva anabelaemblogagenscoletivas, ou uma participação virtual no movimento conhecido desde 1995 como " Grito dos Excluídos", pois entendo que a blogosfera é um ótimo espaço para a divulgação e o incentivo ao engajamento nas lutas sociais.
O ser humano não pode viver somente idolatrando os valores materiais. Temos neste mundo repleto de obstáculos que impedem a real igualdade social, ou algo próximo a ela, o dever de refletirmos e buscarmos soluções que possam trazer um pouco de mais conforto para a humanidade.
O que comemoramos no dia 7 de setembro?
Eu não me arrisco a responder, pois estaria repetindo uma informação duvidosa.
Sei apenas que nos falta liberdade nesta imensidão de terra chamada Brasil. Políticos fora da lei, povo desprovido de direitos, e o que é pior, sem consciência política de como lutar por seus direitos. A maioria se curva aos prazeres instantâneos proporcionados pelo futebol, carnaval e modismos diversos.
Não temos o Brasil que queremos, mas se cada um der a sua contribuição teremos a nação  que sonhamos.

Para aqueles que desconhecem o " Grito dos Excluídos", deixo abaixo um breve informe sobre o assunto, adaptado de informações retiradas do site da CNBB.
Fiquem com Deus e força na luta!


17ª edição do Grito dos Excluídos



O cidadão não pode perder nunca a esperança e a possibilidade de se manifestar.
“Pela vida grita a Terra… Por direitos, todos nós!” É sob esse lema que movimentos sociais e pastorais sociais da Igreja Católica estão promovendo a 17ª edição do Grito dos Excluídos.

O que é o Grito dos Excluídos?

É uma mobilização, que acontece desde 1995 durante a Semana da Pátria, chama a população a denunciar as exclusões e a lutar por seus direitos.
Não é apenas uma manifestação do dia 7 de setembro. É um “espaço de formação e informação”, com  debates e discussões.

Como surgiu?
O Grito dos Excluídos teve origem no então Setor Pastoral Social da CNBB. Sua primeira edição deu continuidade à reflexão da Campanha da Fraternidade de 1995, cujo tema foi “Fraternidade e Excluídos” e lema foi “Eras, tu, Senhor”.
Por outro lado, brotou da necessidade de concretizar os debates da 2ª Semana Social Brasileira, realizada nos anos de 1993 e 1994, com o tema “Brasil, alternativas e protagonistas”. Ou seja, o Grito é promovido pela Pastoral Social, mas, desde o início, conta com numerosos parceiros ligados às demais Igrejas do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC), aos movimentos sociais, entidades e organizações.
O pressuposto básico do Grito é o contexto de aprofundamento do modelo neoliberal como resposta à crise generalizada a partir dos anos 70 e que se agrava nas décadas seguintes.
Qual é o lema em 2011?

O lema “Pela vida grita a Terra… Por direitos, todos nós!”, chama atenção para a discussão tanto sobre o meio ambiente, ameaçado pelo modelo desenvolvimentista e pelas grandes obras, quanto sobre os direitos. É importante lembrar que saúde, educação, moradia são direitos básicos previstos na Constituição.

Quais são os objetivos da manifestação?

O Grito dos Excluídos tem como finalidade anunciar, em diferentes espaços e manifestações populares, sinais de esperança com a perspectiva de transformação através da unidade, da organização e das lutas populares; e denunciar todas as formas de injustiças promovidas pelo sistema capitalista implantado em nosso país, e que causa a destruição e a precarização da vida das pessoas e do planeta.
Então, Pela vida grita a TERRA… Por direitos todos Nós!
É muito importante a união dos movimentos sociais, sindicais e a Igreja. Nós iremos gritar em favor da vida. Todos juntos anunciando a cultura da esperança e a possibilidade de uma mobilização que denuncia toda a injustiça contra a vida, contra a pessoa humana, em especial contra os grupos mais oprimidos da sociedade. Juntos somos mais!

Como funciona?

O Grito dos Excluídos é hoje uma realidade nacional e acontece em todos os estados, além de receber adesão de novas cidades todos os anos. É um processo de construção coletiva que não se esgota no evento, mas há um antes, um durante e um depois com consequências para a vida das pessoas”.
 As atividades desenvolvidas na Semana da Pátria são as mais variadas: atos públicos, romarias, celebrações especiais, seminários e cursos de reflexão, blocos na rua, caminhadas, teatro, música, dança, feiras de economia solidária, acampamentos.
 Refletindo ...

Impulsionados pela palavra de Jesus, “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10)

2 comentários:

  1. Oi amiga
    Falei pra voce que ia fazer uma postagem com este tema, como voce havia falado...mas sou bem limitada rsrsrs, bem que tentei...falei pro filho mais velho me ajudar, ele prometeu que ajudaria, mas não ajudou rsrsrsrs
    desculá viu amiga?
    que voce tenha um final de semana feliz
    bjs
    Tina (SONHAR E REALIZAR)

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga
    Falei pra voce que ia fazer uma postagem com este tema, como voce havia falado...mas sou bem limitada rsrsrs, bem que tentei...falei pro filho mais velho me ajudar, ele prometeu que ajudaria, mas não ajudou rsrsrsrs
    desculá viu amiga?
    que voce tenha um final de semana feliz
    bjs
    Tina (SONHAR E REALIZAR)

    ResponderExcluir