By oglobo.globo.com |
Imagem de Francisco Pedro, do blogs.estadão.com.br |
São duas imagens que apesar de serem cotidianas, ainda assustam, quando relacionamos lixo e Carnaval. A primeira mostra o lixo no fundo do mar na cidade de Salvador; a segunda é do Rio de Janeiro após o desfile das escolas de samba. Dois grandes redutos carnavalescos, o que não isenta o restante do país, onde esses detalhes até passam despercebidos, silenciosos ...
O uso indiscriminado de descartáveis na gastronomia, nos adereços, nas fantasias e em muito mais coisas que o ser humano não dispensa no Carnaval, contribuiu para uma produção abusiva de lixo durante os dias de folia.
Lixo deixado espalhado em qualquer lugar e, mesmo com todo o esforço do serviço de limpeza urbana, torna-se impossível de ser recolhido na totalidade. Isso sem falar na urina que, em alguns lugares apesar das detenções e marchinhas, continua correndo solta pelas ruas e obrigando o poder público a utilizar milhares de litros de água só para amenizar o odor. Falta do quê? Educação? Sanitários e lixeiras? Campanhas educativas? Não sei. Mas, certamente o meio ambiente urbano ficou mais poluído nestes últimos dias ...
Blogagem coletiva TEIA AMBIENTAL 2011, promovida por Flora do http://floradaserra.blogspot.com
RELAÇÃO DOS PARTICIPANTES - Flora Da Serra - Alma Mater - Pitacos Da Morgye - Espiritual-Idade - Dicas Green - Tudo Que Me Faz Bem - Publicar Para Partilhar - Zina's Flower - Essência Estelar Maya
Blogagem coletiva TEIA AMBIENTAL 2011, promovida por Flora do http://floradaserra.blogspot.com
RELAÇÃO DOS PARTICIPANTES - Flora Da Serra - Alma Mater - Pitacos Da Morgye - Espiritual-Idade - Dicas Green - Tudo Que Me Faz Bem - Publicar Para Partilhar - Zina's Flower - Essência Estelar Maya
Olá Anabela,
ResponderExcluirpelo que vejo, vc está participando connosco na Teia Ambiental e na BCFV :) Que bom!
Gostei do seu texto, da chamada de atenção para o lixo de fim de festa. Lembra-me os finais de feira, todo o sábado aqui perto. Felizmente que por cá já criaram um recinto próprio para a feira, porque antigamente o lixo voava kilometros! Agora jaz ali, um dia, dentro do gradeamento esperando o serviço de limpeza.
Essa situação da urina é muito desagradável. Gente pouco civilizada! E provavelmente alcoolizada.
Bom, fico esperando seu sentido critico e sua sensibilidade criativa na BCFV. E para a próxima entra na conversa com a gente. Não deixe apenas o endereço do ser blog. Nós na Teia gostamos de debater os assuntos postados.
Beijo além-mar (de Portugal),
Rute
Olá Anabela amiga da Teia,
ResponderExcluirOlha, fico indignada com tanta falta de consciência.
Logo, logo, aonde será que vai parar tanto lixo não?
Se todo este pique e energia para pular carnaval fossem direcionados para atitudes de preservação ambientais, acho que estaríamos vivendo um pouquinho melhor.
Mas nossa Teia é para alertar quanto aos abusos e falta de consciência que o ser humano infelizmente ainda insiste em cometer.
Parabéns pela postagem.
Muita Luz e Paz em seu coração!!!
Lú
Oi, Anabela:
ResponderExcluirVocê enfocou uma outra forma de Lixo, o Lixo dos eventos,e isso é muito bom para chamar a atenção sobre o assunto. Festa não precisa ser sinônimo de sujeira, não é mesmo ?
Faço minhas as palavras da Rute:
"E para a próxima entra na conversa com a gente. Não deixe apenas o endereço do seu blog. Nós na Teia gostamos de debater os assuntos postados."
Beijo
Oi, Anabela:
ResponderExcluirEsta sua abordagem nos transporta para a velha questão se toda festa precisa deixar um rastro de lixo.
Eu não vejo porque as pessoas associam festas à sujeira, quando não penso que haja uma relação inevitável entre as duas.
Acredito sim que o lixo esteja sempre associado à educação dos festeiros. E pelo lixo, a gente pode perceber quão educados são os que vêm às nossas festas.
O carnaval é somente uma das festas em que os convidados atiram o lixo nas ruas, pisam nosso jardim, quebram nossos bancos de praça, e tudo em nome da festa.
A Teia também denuncia essas atitudes que são condenáveis, não só por poluir mas por revelar a pouca educação que prevalece nos dias de hoje.
Precisamos mudar, para salvar.
O planeta pede para que sejamos um pouco, só um pouco mais civilizados.
Já seria um bom começo, não acha Anabela?
Abraços ecológicos.
Gilberto.
Olá, querida Anabela
ResponderExcluirSó hoje passo por aqui porque os familiares se foram... do feriadão...
Vc escolheu muito bem o que postar em nossa Teia... bem atual e é o que fica pós "bagunça generalizada"... é pena!!!
Que agressão ao meio ambiente!!!
Bjs ecológicos de paz